Maconha faz mal ou não?

maconha é uma das drogas mais usadas no mundo. Apesar da polícia e campanhas na mídia dizerem que a maconha faz mal, ou mesmo que a maconha mata, as pessoas continuam usando. Sabemos que a maconha não mata como dizem. Não adianta as campanhas quererem inibir o uso colocando medo. É preciso dizer a verdade. Todo mundo conhece alguém que usa maconha, mas acho que ninguém nunca foi a um velório onde a causa da morte foi maconha.
Usuários vêem a erva como uma substância inofensiva, que ajuda a relaxar e acalmar. Acreditam que a droga pode até ser boa para a saúde física e mental. Planet Hemp canta que “é uma erva natural, não pode te prejudicar”. Na minha opinião, ambos os lados estão errados. A maconha não mata, mas ela pode te prejudicar. Eu coloco abaixo exemplo de usuários que se prejudicaram e também mostro evidência científica justificando minha opinião.


Pesquisas científicas em diversas partes do mundo, por vários anos, sugerem que a maconha pode causar sérias consequências para as pessoas. Um estudo sobre as funções cognitivas de 102 usuários de maconha mostrou que há perda de memória e atenção. Usuários que fumavam quase todo dia tiveram uma performance pior do que quem não fumava. Esta deficiência perdurou para além do período de uso, e piorou com o aumento dos anos de uso regular de maconha (artigo em inglês). Outro estudo mostra que os danos causados pela maconha são sutis, mas duradouros, na memória dos usuários. (artigo em inglês). Talvez os usuários de maconha não percebam estes prejuízos, ou não se importem com eles, pois eles podem ser considerados pequenos, geralmente não perceptíveis.
O siste Unidade de Monitoramento Independente de Drogas fez alguns resumos sobre os danos causados pela maconha no cérebro. Os canabióides parecem danificar a mémória de curto tempo, interferindo na maneira que filtramos as informações. Então, um maior volume de informações chega a consciência, sobrecarregando nossa habilidade para armazenar ou priorizar esta informação para gravar na memória. Como os sentidos ficam temporariamente aguçados e a mente ‘expandida’, o cérebro não consegue classificar e armazenar as coisas direito (link para o site em inglês). Esta pode ser uma das causas das deficiências cognitivas e de memória sofridas por usuários.
Mas uma coisa que começou a me deixar preocupado recentemente foi o número de visitantes a este site que me pediram para explicar o que está acontecendo com eles depois de usar maconha. 48 visitantes me mandaram email dizendo que estão se sentindo lentos, desligados ou paranóicos depois de usar drogas. Eu coloco aqui alguns exemplos, anônimos, para preservar a identidade dos usuários.
“Eu fui em uma festa com alguns colegas meus, e fumamos 1 antes de entrar, ai quando entramos na festa bebemos todas, mais nem fiquei muito doido, depois que acabou a festa sentamos em um lugar e fumamos um prensado, ai quando eu cheguei em casa começei a ver as coisas meio que em uma luz de hospital, e já faz 4 dias que to assim, to sem apetite, to sem dormir direito, e as vezes me da muito muito medo de isso não voltar ao normal”.
“Eu passei por uma bad trip e depois disso sinto que o meu pisicologico não é o mesmo, como faço pra voltar ao normal? E ando tendo dores de cabeça muito forte e esquecendo as coisas muito fácil.”
“Opa, obrigado por responder, é que fiz uso da maconha pela primeira vez há cerca de uma semana, tinha já bebido já e dei 3 tragos e ainda comi o que sobrou depois, o que acho que foi muito pra primeira vez, fiquei sentido os efeitos por uns 4 dias, até que achei uma outra pessoa que também passou por isso e disse que isso era meu psicológico e eu precisava ficar mais tranquilo, cheguei a quase ir a um posto de saúde pois estava muito preocupado, mas meu padrasto me impediu quando eu contei a situação, tenho ainda 15, quase 16 anos e ele ficou com medo de chamaram o conselho tutelar se eu fosse ao posto se saúde mal por usar maconha. Agora que já faz uma semana, já estou bem melhor, só que ainda sinto a cabeça meio cheia, pesada… E também sinto que não estou 100% na questão da memoria e cognição, pois sempre fui muito rápido com contas e muito bem na escola mas não estou lá essas coisas ainda e gostaria de saber se é normal isso… Vi que para usuários crônicos, só depois de 28 dias é que voltam ao normal os níveis de memoria e cognição, mas e para usuários como eu, que usei apenas uma vez, quanto tempo pode levar? Não sei se é o caso de procurar um médico, porque não tive nenhuma alucinação audio-visual nem nada, só no segundo e quarto dias, quando eu ia dormir e estava quase dormindo eu tinha uns pensamentos esquisitos, coração dava uma disparada…”
“Então tudo começou quando eu fiz uma viagem pra porto seguro e lá eu fumei um baseado e logo depois fui pro meu quarto fiquei maior tempao no banheiro depois ligava a TV começava a ouvir os meus amigos me chamando mas logo percebia que estava só, quando cheguei de viagem fui curtir uma festa de house e lá tomei uuma bala a Red Apple e beleza e no outro dia eu já não lembrava mais de muitas coisas e no decorrer da semana eu ia para escola e não conseguia prestar atenção, tinha muita dificuldade pra dormir também cercada de medo, e depois de bastante tempo disso nunca mais usei nada. Sabe, quando eu tô em casa fico de boa mas parece que é só eu sair pra rua que volta essa parada do medo parece que estou lembrado sem usar nada e meu pisicológico tá muito abalado eu sinto isso, o que devo fazer?”
“A 3 meses eu tive o que chamam de bad trip, fumei em uma festa quando voltei pra galera eu senti tudo diferente, a pessoas no salão dançando eu sai desci as escadas, encontrei com um amigo ele disse uma coisa que não lembro, ele disse que eu o chinguei e fui embora sozinho e a pé, no caminho fui parar em um hospital, cheguei sentei e fui embora, mas com a sensação que todos estavam olhando pra mim. De dois meses pra cá vem acontecendo coisas estranhas, sempre com um padrão, uma música tocando mas quando para, sinto que as pessoas estão olhando pra mim, sei que estão, mas quando olho elas param meu coração acelera minhas pernas tremem, pra todo lugar que olho as pessoas estão andando de um lado pro outro e nenhuma olhando pra mim, ouço as conversas embaralhadas, estou muito preocupado, o que pode ser? Aliás tenho 16 anos. Obg pela atenção”
Olá, tenho 17 anos. Todo adolescente tem aquela ideia de que nada vai acontecer com ele e que é resistente a tudo, até então comigo era assim. Mas nesse domingo (7/12) fui na casa de uma amiga e estávamos todos num clima muito bom quando resolvemos fumar maconha. Tudo muito alegre quando comecei a sentir tontura e o coração acelerou e parecia que estava em um sonho, só que era a minha vida naquele momento, sentia as vozes de todo mundo ecoando, queria sair daquele estado, precisava ir ao médico, senti que ia morrer e estava com medo de não voltar mais em mim. Então me deitaram e ficavam conversando comigo e aos poucos o efeito foi passando. chegei em casa, ainda mal mas tomei banho e fui deitar. dormi uma noite mal. No outro dia parecia estar melhor mas não normal. Tava enjoada e cansada mas não conseguia dormir ainda assustada com o que tinha acontecido , meus amigos mais experientes nisso falaram que tive um “TETO” e que como era a quarta vez que fumava e ainda tinha bebido um pouq uinho er a normal eu ficar assim. Mas hoje (09/12) estou melhor comparada aos outros dias mas ainda muito angustiada, meio lenta e enjoada. Resolvi ler à respeito disso e achei esse site. Gostaria saber melhor o que está acontecendo comigo, se tenho algum risco, o que devo fazer, se vou ficar bem ou não.. Gostaria muito, muito mesmo de alguma resposta.
“Salve! Minha dúvida é a seguinte.. fumo a uns 2 anos, tinha uma época que estava fumando de manhã, de tarde e de noite… Agora dei uma diminuída porque tô trabalhando, tô fumando só a noite. Mas tô ficando muito lesada mesmo… ao ponto de nem perceber que tô com o olho quase fechando, não consigo nem trocar ideia, perco a concentração total.. mesmo que eu fume bem pouco. E tive a impressão que isso começou depois de eu ter tomado um Alice, tomei um pedacinho dele no sábado a noite, mas tirei um pedaço da boca e guardei para o domingo de manhã, ai no domingo foi a primeira vez que eu senti essa leseira de ficar boba, me esforçar pra abrir os olhos e eles insistirem em fechar, fora o sono… saberiam me responder por que isso está acontecendo? Não tô mais curtindo minha brisa.”
Oi, estou muito apavorado pois na noite retrasada tive uma badtrip depois provar maconha pela primeira vez. Eu não sabia fumar e fumei metade de um cigarro de maconha. Pra piorar ainda tinha tomado bastante cerveja. A crise foi bem forte mas depois de 1 hora passou. Fato é que hoje, depois de 2 dias ainda me sinto estranho. Apesar de estar cosciente e sabendo o que estou fazendo, parece que fico viajando e lento. Não consigo lembrar de coisas simples e não consigo mais trabalhar direito pq nao tenho mais concentração. Você pode me ajudar? Sabe o que pode ter acontecido?
“Fumei maconha há cerca de 35hrs e meu corpo continua mto mto dormente. Ja dormi, comi, fiz tudo e continuo com a mesma sensação. Sera que voltarei ao normal?”
“ola, eu fumava maconha a 1 mes atras, parei porque começou me fazer mal, eu fumava e começava a conversar com meus amigos e eu mudava, ficava serio, e qualquer coisa que eles falassem parecia que estavam falando de mim. É muito ruim, ai parei mas mesmo assim continuo com essas sensações e não sei o que fazer, queria uma ajuda. E peguei uma mania de falar em “pisicologico” contando historias de alguem mas usando o mesmo pra atingir um a o outro, muito ruim, não consigo voltar o normal, e quando tem pesssoas diferentes que não conheço parecem estar falando mal de mim, ou quando estou andando na rua parece que todos estão me olhando e me jugando com seus olhares. Peço ajuda obrigado Que Droga!!”
A resposta que dou para estes visitantes é geralmente a mesma: A sua mensagem é bem semelhante a de diversos outros visitantes do site. As pessoas relatam geralmente um desses problemas, que podem ser a leseira na hora, ou que dura alguns dias, ou as paranóias que podem surgir quando se usa drogas alucinógenas. As drogas saem do corpo em algumas horas ou no maximo alguns dias, mas os efeitos na mente podem durar mais. A mente fica meio desligada, ou então ela cria preocupações e dai voce começa a imaginar coisas. Algumas pessoas dizem que se sentem lentas, com perda de concentração ou motivação. Outras pessoas relatam coisas tipo manias de perseguição, síndrome do pânico, etc. Portanto recomendo parar com as drogas por um tempo e tentar ficar mais tranquilo, saber que tudo é reversível, e tudo é imaginação da sua cabeça.

Então dê um tempo e avalie. Algumas pessoas dizem que depois de uma dosagem alta de drogas como maconha ou LSD, é necessário 4 semanas para o nível de memória e cognição voltar ao normal. Mas este tempo varia de pessoa para pessoa. E os sintomas vão melhorando aos poucos. Se não estiver melhorando, e se não parou de ver estes sintomas em um mês depois que usou, talvez você vai precisar da ajuda de um bom psiquiatra ou psicólogo, e será bom se contar toda a história para ajudar na definição do tratamento adequado e na sua melhora. Existem tratamentos e medicamentos para isso.
Espero que estes depoimentos ajudem os visitantes deste site a avaliarem que a maconha pode causar problemas cognitivos e psicológicos para algumas pessoas. Apesar de alguns usuários sentirem benefícios ao fumar, outras pessoas podem sofrer consequências negativas do uso. Alguns visitantes disseram que tiveram bad trips, leseiras e paranóias depois de fumar maconha, mesmo que uma só vez. E outros notaram que a maconha começou a fazer mal depois de algumas vezes. E que fumar maconha passou a ser desagradável. E mesmo usuários experientes podem começar a ter deficiências cognitivas ou de memória depois de uso prolongado. Cada um é cada um, e a droga age de forma diferente em cada pessoa. Portanto acho que todos devem se conhecer bem e se informar bastante a respeito dos aspectos positivos e negativos das drogas, antes de decidir se fuma ou não. E se alguma coisa ruim acontecer, estejam preparados para arcar com as consequências.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: