No ano de 1693, o físico e astrônomo inglês Isaac Newton deu nome e definição científica a uma das mais poderosas forças existentes da natureza, aquela que revolucionou a ciência é responsável por não deixar que nós saiamos voando por aí: a gravidade. Ela é uma força universal, e exerce igual efeito sobre todo e qualquer ponto sobre o planeta. Certo? Errado!
Pelo menos foi o que provou a Ciência. A gravidade, do ponto de vista cosmológico, faz com que a matéria dispersa se aglutine, e que essa matéria aglutinada se mantenha intacta, permitindo dessa forma a existência de planetas e estrelas, por exemplo. Na Terra, ela é responsável principalmente por manter os corpos físicos presos ao chão e tem que, obrigatoriamente, exercer igual e proporcional força sobre todo o planeta. Entretanto, depois de minuciosos estudos, cientistas da NASA descobriram um lugar do planeta em que a força da gravidade é menor em relação aos outros lugares com o efeito normal dessa força!
Financiados pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), um grupo de pesquisadores mediram a gravidade em diversos pontos da Terra, e ao fazer isso fizeram uma estranha constatação: na Índia a gravidade é um pouco mais fraca que no resto do mundo! Os corpos lá pesam cerca de 1% a menos do que no resto do planeta Terra. O motivo dessa anomalia ainda é um mistério. Veja o mapa gravitacional feito pelos cientistas.
Esse fenômeno não é o mesmo que deixa tudo mais leve quanto maior a altitude. Isso acontece porque quanto mais alto, menor a quantidade de ar, e logo, menor é pressão da atmosfera sobre os objetos.Nada relacionado com a gravidade.
Portanto, caso você esteja numa onda mística de fazer experimentos de levitação, a Índia é seu destino obrigatório!
Nenhum comentário:
Postar um comentário